Name:
Location: Budapest, Hungary

Saturday, November 04, 2006

O q é q Vcs pensam?

Eu sei que vocês ja devem estar fartos de ouvir sobre o mesmo assunto tantas vezes, mas não consigo resistir a escrever mais uma vez sobre a humildade. Com uma pessoa que tenho conhecido ha alguns dias apenas e com quem já tive o prazer de ter uma ou outra conversa interessante começámos a falar sobre humildade, que ele contrariou de imediato que detestava falsa modéstia. O assunto interessa-me imenso, pois são as duas facetas da mesma coisa. Da minha parte irritam-me chefes, lideres que se gabam de ter feito isto ou aquilo, terem atingido uma meta qualquer. Acho um egoísmo ilimitado, pois por trás deles está uma equipa quem fazem o trabalho efectivamente. Na companhia onde dou aula já tive oportunidade de presenciar várias manifestações do género e às vezes preciso mesmo de me concentrar para não abrir o bico. Conheço professores que são crânios espectaculares da matéria deles, pelos quais passava na rua sem sequer olhar para eles, velhos, simples de um tom de voz tranquilo e muito baixo. Outros dão nas vistas, vê-se logo, de que são alguém, no entanto gastam muita mais energia no “marketing” deles, que no conteúdo do trabalho cientifico que fazem. Será falsa modéstia no primeiro caso? Duvido, apenas um desinteres pela opinião exterior, pois sabem bem quem são e o que valem, mas não é isso que lhes interessa. Erro meu, mas continuo ser incapaz de admirar grandeza quando não anda de mãos dadas com humildade.

4 Comments:

Blogger Maria Felgueiras said...

É uma questão pertinente mas não acredito na humildade quando de facto existem razões para o reconhecimento do génio de alguém. Há pessoas que se destacam das demais e acho que isso deve ser evidenciado e não calado.

E também acho que muitas vezes a humildade nada mais é do que falsa modéstia - e isso suporto menos ainda do que alguém arrogante.

Julgo ser essencial cada um de nós ter o mínimo de auto-consciência e de bom-senso de modo a partilharmos com os outros os nossos feitos, o nosso gênio, sem nunca esquecer, no entanto, a justiça e o respeito em relação aos outros.

6:48 AM  
Blogger Dorka said...

Acho que "show off" e ocultar coisas sao extremos, nao? Porque havia de ser evidenciado algo que se destaque? Afinal na maioria dos casos isso traz inimigos, ciumentos, etc. Arrogancia para mim é uma coisa que nao consigo perdoar bem. mas ainda bem que o mundo é assim... se todos pensarmos o mesmo, acabaria por ser um mundo bem cinzento e chato. :)

12:32 PM  
Blogger Maria Felgueiras said...

Porque havia de ser evidenciado algo que se destaque?

Porque para mim isso é reconhecimento. :) E sou e sempre fui a favor do reconhecimento de todo aquele que se destaca seja qual for a área.

4:02 AM  
Blogger Dorka said...

És muito querida, obrigada, mas nao é preciso. Muitos beijos!

9:07 PM  

Post a Comment

<< Home