Morfondírozások
Monday, November 06, 2006
Saturday, November 04, 2006
O q é q Vcs pensam?
Eu sei que vocês ja devem estar fartos de ouvir sobre o mesmo assunto tantas vezes, mas não consigo resistir a escrever mais uma vez sobre a humildade. Com uma pessoa que tenho conhecido ha alguns dias apenas e com quem já tive o prazer de ter uma ou outra conversa interessante começámos a falar sobre humildade, que ele contrariou de imediato que detestava falsa modéstia. O assunto interessa-me imenso, pois são as duas facetas da mesma coisa. Da minha parte irritam-me chefes, lideres que se gabam de ter feito isto ou aquilo, terem atingido uma meta qualquer. Acho um egoísmo ilimitado, pois por trás deles está uma equipa quem fazem o trabalho efectivamente. Na companhia onde dou aula já tive oportunidade de presenciar várias manifestações do género e às vezes preciso mesmo de me concentrar para não abrir o bico. Conheço professores que são crânios espectaculares da matéria deles, pelos quais passava na rua sem sequer olhar para eles, velhos, simples de um tom de voz tranquilo e muito baixo. Outros dão nas vistas, vê-se logo, de que são alguém, no entanto gastam muita mais energia no “marketing” deles, que no conteúdo do trabalho cientifico que fazem. Será falsa modéstia no primeiro caso? Duvido, apenas um desinteres pela opinião exterior, pois sabem bem quem são e o que valem, mas não é isso que lhes interessa. Erro meu, mas continuo ser incapaz de admirar grandeza quando não anda de mãos dadas com humildade.
Orgulho
Pelos vistos a nossa democracia está a ficar adolescente. Houveram 32 manifestações apenas na capital e todas elas acabaram pacificamente. O único transtorno foi pararem alguns transportes públicos para alguns minutos e outros terem rota mais curta, mas do resto tudo correu bem. Bem que não concorde com alguns dos símbolos que apareceram nas mãos de alguns dos manifestantes, tenho que dizer, que o meu receio foi desnecessário. Afinal aprenderemos o significado da livre manifestação de opiniões. Sinto-me orgulhosa hoje, coisa que já há algum tempo não aconteceu ao ver as noticias. Parabéns Hungria!
Medo
Passei o dia em casa, pois foi o que me pediram mensagens que tenho recebido desde ontem por telefone, sms e e-mails. A extrema direita está-se a preparar para mais uma das suas "comemorações". Não consigo evitar ver as notícias cada dez minutos para ver como vai acabar o dia.
Hoje uma das minhas alunas explodiu num desabafo de revolta de passarmos tantos dias de fim de semana em casa por não saber se teremos meios de chegar a casa seguras se formos beber um chá com amigos ou ao cinema.
Baixei um CD de um grupo antes desconhecido por mim: Namasté: Magical Healing Mantras. Nem me lembro quando foi a última vez que gostei tanto de uma música logo após a começar a ouvir pela primeira vez.
Quem me dera saber onde estão os ouvidos do país...